A
produção de texto é uma habilidade essencial na disciplina de Língua
Portuguesa. Contudo, para que as metas estabelecidas pelo professor sejam
alcançadas quanto a essa atividade, é importante que o aluno compreenda o tipo
de texto estudado – e isso deve acontecer de maneira a despertar o interesse da
criança. Pensando nisso, foi trabalhado o texto “fábula”, no 6° ano C, da
seguinte forma:
Primeiro,
a professora levou os alunos à sala de tecnologia da escola e passou, por meio
de data show, a fábula “O pavão e o hipopótamo” (elaborada pela própria
professora, esse texto aborda a temática do preconceito). A fábula foi organizada
em modo power point, mesclando texto e imagens (o que torna a história muito
mais atrativa aos olhos da criança). Depois,
os alunos realizaram a leitura de outras fábulas – fazendo, posteriormente, a
discussão sobre o conteúdo dos textos. Em seguida, foram observadas as
características desse tipo de texto.Para o momento da produção de texto, a professora combinou com os alunos a elaboração de um livrinho de fábulas da turma (explicando como ele seria). Após todo o processo de produção textual (escrita, correção e reescrita dos textos) as fábulas foram digitadas e cada aluno fez um desenho para ilustrar sua fábula. Por fim, foi confeccionado o livrinho de fábulas. Os alunos adoraram! O resultado você pode observar nas fotos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário