EDUCAÇÃO ESPECIAL: O PAPEL DA FAMÍLIA
NA FORMAÇÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Jaqueline
Rodrigues Micheas
José Sérgio Rodrigues de Souza
Maria Aparecida Honorato de Oliveira
Nascimento
RESUMO: A educação especial tem sido tema de diversos debates
nas escolas. Destaca-se como foco de estudo a educação especial, considerando
experiências e relações estabelecidas entre esses alunos. Objetiva-se com essa
pesquisa analisar o acompanhamento dos familiares de alunos com necessidades
especiais no processo educacional a partir de estudo de caso em uma escola
estadual de Rio Brilhante - MS, discutindo aspectos desse processo na formação
e na aprendizagem desses alunos. Foram abordadas pesquisa de campo e estudos teóricos, possibilitando,
assim, um conhecimento que servirá como alicerce para a fundamentação de
conceitos que envolvem a educação especial e inclusiva. Na prática, foi
realizado um questionário com pais de alunos com necessidades educacionais
especiais, focando a experiência do atendimento educacional especializado e
inclusivo, através de estudos de caso, visando
compreender a importância da participação familiar no desenvolvimento e no
aprendizado dos alunos com necessidades educacionais especiais.
Palavras-chave: Educação especial, família, escola.
Gostei muito do trabalho, vocês podem disponibilizar o questionário?
ResponderExcluirAdriana