quinta-feira, 8 de novembro de 2012

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO: FÁBULAS


A produção de texto é uma habilidade essencial na disciplina de Língua Portuguesa. Contudo, para que as metas estabelecidas pelo professor sejam alcançadas quanto a essa atividade, é importante que o aluno compreenda o tipo de texto estudado – e isso deve acontecer de maneira a despertar o interesse da criança. Pensando nisso, foi trabalhado o texto “fábula”, no 6° ano C, da seguinte forma:
Primeiro, a professora levou os alunos à sala de tecnologia da escola e passou, por meio de data show, a fábula “O pavão e o hipopótamo” (elaborada pela própria professora, esse texto aborda a temática do preconceito). A fábula foi organizada em modo power point, mesclando texto e imagens (o que torna a história muito mais atrativa aos olhos da criança). Depois, os alunos realizaram a leitura de outras fábulas – fazendo, posteriormente, a discussão sobre o conteúdo dos textos. Em seguida, foram observadas as características desse tipo de texto.
Para o momento da produção de texto, a professora combinou com os alunos a elaboração de um livrinho de fábulas da turma (explicando como ele seria). Após todo o processo de produção textual (escrita, correção e reescrita dos textos) as fábulas foram digitadas e cada aluno fez um desenho para ilustrar sua fábula. Por fim, foi confeccionado o livrinho de fábulas. Os alunos adoraram! O resultado você pode observar nas fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário